sábado, 5 de março de 2011

Palavras célebres do estilista Guilherme Guimarães

O costureiro, como ele mesmo se define - ou estilista - o que você preferir, Guilherme Guimarães é um ícone no cenário da moda internacional. Ele vestiu mulheres notáveis do high society dos anos 60 a 1980, da estirpe de Odile Marinho, Cristiana Neves da Rocha, Josephine Jordan, Carmem Mayrink Veiga, Tônia Carrero, Teresa Souza Campos, Lúcia Flecha de Lima... Também fez fama por sua elegância e por suas citações e formas de pensar. Também sua língua ferina o tornou famoso, com citações objetivas, certeiras.
Gui-Gui, como foi batizado pelo colunista Ibrahim Sued, mantém dois ateliês, um no Rio de Janeiro (em imponente prédio no Glória) e o outro em São Paulo.A cliente de Gui-Gui não está em busca de tendências, como ele comenta. Está em busca, ávida por estilo. O estilista começou em Canguçu, próximo de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Com um ano de idade foi com sua família residir no Rio de Janeiro. A carreira dele deu um up ao ganhar um concurso para criar uniformes da Varig. Logo em seguida trabalhou na Casa Canadá. Em 1960 foi um dos criadores de moda convidados pela Rhodia a participar da coleção Brazilian Look. Adepto da alta-costura, ele acabou cedendo ao convite de André Brett, em 1970, e lançou a linha prêt-à-porter GG, compostada de óculos, jeans e camisas masculinas. Depois de uma passagem pela Christian Dior no Brasil, retomou o trabalho em seus próprios ateliês, onde só atende clientes recomendadas.
Residiu por sete anos em Nova Iorque. Celular e computador não fazem parte de sua vida. Não assiste televisão, tem horror a classe média e falando de moda, diz:
"SE VOCÊ ESTÁ INTERESSADO NA ÚLTIMA MODA, SAIA À RUA E REPARE COMO AS PESSOAS ESTÃO VESTIDAS. SE ELES ESTÃO VESTIDAS ASSIM, ESSA MODA JÁ ACABOU. PARA NÓS, COSTUREIROS, MODA É A QUE ESTÁ TRANCADA A SETE CHAVES NOS SALÕES."

Além desta, a seguir enumero outras famosas citações de Gui-Gui!!!

"UMA PESSOA NÃO FICA ELEGANTE. ELA JÁ NASCE ASSIM. SE VOCÊ NASCEU ERRADA, VAI MORRER ERRADA. UMA PESSOA PODE ATÉ APRIMORAR A ELEGÂNCIA, MAS PRECISA TER NASCIDO COM ELA.

MEU ENCONTRO COM LADY DI FOI INESQUECÍVEL. DELA EMANAVA UMA EXPLOSÃO DE LUZ IGUAL ÁQUELA QUE A GENTE VÊ EM SANTOS. NUNCA VOU ESQUECER.

NENHUM GÊNIO DA MODA FAZ QUATRO COLEÇÕES POR ANO. É PRECISO PRESERVAR A IMAGEM. NUNCA ME INTERESSEI EM SER POPULAR. NÃO SOU JOGADOR DE FUTEBOL, ENTENDE?

NUNCA SENTI SOLIDÃO. QUANDO MORAVA EM NOVA IORQUE, MINHA MÃE TELEFONAVA PARA SABER SE EU ME SENTIA SÓ. EU DIZIA: MÃE, ACABEI DE ACORDAR, JÁ FIZ UM BLOODY MARY E ESTOU LENDO O NEW YORK TIMES. ELA NÃO SE CONFORMAVA.

PARA UMA MULHER, NÃO BASTA SER BONITA. SEM LUMINOSIDADE, ELAS NÃO SE DESTACAM. MULHER OBCECADA EM IMITAR OUTRA NÃO PODE SER ELEGANTE NUNCA.

NA MINHA ÉPOCA UMA MULHER QUERIA TER O QUE A OUTRA NÃO TINHA. A GLOBALIZAÇÃO TIROU O ESTILO DAS PESSOAS. AS JOVENS ESTÃO TODAS LOURAS DE CABELO ESCORRIDO, COM A MESMA CARA E COM O MESMO VESTIDO.

TENHO HORROR DE GENTE DE MODA QUE SE FANTASIA DE MODA. A MODA ESTA DESGASTADA, FALTAM TALENTOS, FALTAM MULHERES PARA VESTIR.

A CASA DEVE TER A CARA DO DONO. DECORADOR SÓ SERVE PARA QUEM NÃO TEM NOÇÃO DE NADA.

A CLASSE MÉDIA FAZ TUDO POR TRÁS. VOCÊ NÃO SABE COM QUEM ESTÁ LIDANDO. JÁ O POBRE DIZ O QUE SENTE. A CLASSE ALTA É MARAVILHOSA. VOCE NUNCA TEM PROBLEMAS. OU ELA ACEITA VOCE DO JEITO QUE VOCE E OU NAO ACEITA. SABE DIREITINHO QUEM É QUEM, QUEM RECEBER DE BRAÇOS ABERTOS, QUEM NÃO QUER RECEBER. E NÃO ERRA.

SE UMA MULHER TEM SEIOS BONITOS, ELA MERECE BOTAR UM DECOTE NA FRENTE. A QUE NÃO TEM, COLOCA NAS COSTAS.

EM MEU ATELIE A PALAVRA TENDENCIA NÃO ENTRA. AQUI TEM ESTILO. TENDENCIA É PARA QUEM NÃO É ELEGANTE. E PARA ASPIRANTE EM MODA. CADA MULHER É FEITA PARA TER A SUA COR, O SEU ESTILO.

QUEM É ELEGANTE, NA HORA DE VESTIR OU BUSCAR UM ESTILISTA, SABE QUEM DEVE PROCURAR.

Texto extraído da Revista Mag - Rio de Janeiro - Texto Patrícia Veiga e Bety Orsini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário