quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ônibus da Leitura retoma atividades dia 28/2

A partir de segunda-feira (28/2) serão retomadas as atividades dos dois ônibus da leitura da Secretaria Municipal de Educação de Joinville. O primeiro dia de roteiro em 2011 será em quatro escolas municipais (confira na tabela abaixo). Um dos ônibus estará no período da manhã nas escolas municipais João Meerholz, Estrada Blumenau e Padre Carlos, onde a professora Hilda Maria Girardi Medeiros vai trabalhar os livros "O mistério do tempo", de Silvana Tavano, e "O tesouro perdido da caverna do dragão", de Martin Taylor. Já o segundo ônibus estará o dia todo na Escola Municipal Francisco Rieper, onde a professora Eliete Terezinha Philippi irá contar as histórias dos livros "A aranha talentosa", de Zdenko Basic, e "Perto", de Natalia Colombo. O programa dos Ônibus da Leitura existe desde 2003 e tem o objetivo de sensibilizar, difundir e favorecer a leitura nos espaços pedagógicos, em especial na área rural. Além das contações de história os veículos são equipados de centenas de outros livros que ficam à disposição dos alunos enquanto o ônibus permanece na escola. Roteiro dos Ônibus da Leitura Dia 28 (segunda-feira) - 8h30 - E.M. João Meerholz Dia 28 (segunda-feira) - 9h30 - E.M. Estrada Blumenau Dia 28 (segunda-feira) - 11h30 - E.M. Padre Carlos Dia 28 (segunda-feira) - 8h às 17h - E.M. Francisco Rieper Contatos: Professora Eliete Terezinha Philippi (47) 8451.4343 Professora Hilda Maria Girardi Medeiros (47) 9949.8352

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Natural de Joinville, Eduardo Kamke, de 29 anos, foi eleito o Mr. Gay Brasil 2011.

Catarinense vai representar o Brasil no concurso Mister Gay Mundo 2011
Mais belo gay do país foi eleito em um cruzeiro GLS no último domingo
Marjorie Basso marjorie.basso@diario.com.br

Pela primeira vez um representante do Sul do país é eleito o Mister Gay Brasil, concurso de beleza que já existe há quatro anos. Mas a novidade não para por aí. O gato Eduardo Kamke de 29 anos é também catarinense. Ele representará o país na final do Mr. Gay Mundo que ocorre nas Filipinas, no próximo dia 13.
Kamke é natural de Joinville e trabalha como analista de Recursos Humanos. Ele desbancou candidatos dos principais estados brasileiros no último domingo. A final do concurso nacional foi realizada pela primeira vez em um navio de cruzeiro GLS, que partiu de Santos (litoral paulista) na sexta-feira, passou pelo litoral do Rio de Janeiro e retornou no domingo.
A bordo do Freedom on Board, os misters estaduais foram avaliados pelos jurados, pelo público do navio e receberam votos pela internet. O gerente executivo do Portal G, Júlio César Fantin, que cuida das etapas do concurso no Sul, diz que Eduardo foi o competidor a receber mais votos em todas as categorias:
— O Eduardo levou uma torcida organizada para o navio. O namorado estava lá torcendo e a cunhada dele fez campanha nas cabines dos passageiros pedindo votos. Cada passageiro recebia uma cédula e destacava o escolhido. A votação pela internet também foi ótima, rendeu mais de 30 mil votos aos concorrentes.
O Mr. Gay Rio de Janeiro foi o segundo colocado e o Mr. Gay Bahia o terceiro. Os concorrentes de São Paulo e Pará foram eleitos na sequência, este último ganhou ainda o título de Mr. Gay Simpatia 2011, eleito pelos próprios colegas.

Vida de mister
Depois de desembarcar do navio, Kamke seguiu para São Paulo para sessões de fotos. Há um mês ele conseguiu transferência do emprego em Curitiba para Florianópolis. Ficou mais perto da família e do namorado, que vive em Palhoça, na Grande Florianópolis.
A primeira etapa para chegar ao auge nacional foi ser eleito Mr. Gay Floripa em novembro do ano passado. No mês seguinte, Eduardo Kamke foi eleito Mr. Gay Santa Catarina. A etapa, que contou com representantes das regiões de Joinville, Blumenau, Tubarão e Balneário Camboriú, foi no Mix Café, em Florianópolis.
Nas Filipinas Eduardo Kamke concorrerá com eleitos em outros 27 países. A competição não será fácil, além de bonito ele deverá conversar bem, ser elegante e simpático. Os internautas terão novamente um papel importante, poderão votar pelo site da competição.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ELEITOS MISS E MISTER SANTA CATARINA TOP 2011

MISS SC TOP 2011 CLARA GONÇALVES, DE JOINVILLE, E ANGELO JOAO MARGUTE JUNIOR MISTER SC TOP 2011, DE JARAGUÁ DO SUL, ELEITOS NO ÚLTIMO DIA 19 EM UMA LUXUOSA FESTA NA SCAR-SOCIEDADE CULTURA ARTÍSTICA DE JARAGUÁ DO SUL. O EVENTO É COORDENADO POR PAULO CESAR DE OLIVEIRA, PROPRIETÁRIO DA DESTAQUE PRODUÇÕES. OS DOIS ESTARÃO CONCORRENDO AOS TÍTULOS DE MISS E MISTER BRASIL TOP EM FORTALEZA NOS DIAS 29 E 30 DE ABRIL E MISS E MISTER BRASIL FITNESS EM VITÓRIA, NO ESPIRITO SANTO, DE 24 A 29 DE MAIO E O COLUNISTA GUTTO FERRAZ FARÁ PARTE DA COMITIVA QUE ACOMPANHARÁ OS CANDIDATOS.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

LOOKS BONEQUINHA DE LUXO BOUTIQUE

Rua: Ministro Calógeras, 916 Centro, Joinville. Em frente a CDL,
Fone: 3445-3808
"Quando pediram que revelasse seus segredos de beleza: Para ter lábios atraentes, diga palavras doces; para ter olhos belos, procure ver o lado bom das pessoas; para ter um corpo esguio, divida sua comida com os famintos; para ter cabelos bonitos, deixe uma criança passar seus dedos por eles pelo menos uma vez por dia; para ter boa postura, caminhe com a certeza de que nunca andará sozinho; pessoas, muito mais que coisas, devem ser restauradas, revividas, resgatadas e redimidas;lembre-se que, se alguma vez precisar de uma mão amiga, você a encontrará no final do seu braço. Ao ficarmos mais velhos, descobrimos porque temos duas mãos, uma para ajudar a nós mesmos, a outra para ajudar o próximo; a beleza de uma mulher não está nas roupas que ela veste, nem no corpo que ela carrega, ou na forma como penteia o cabelo. A beleza de uma mulher deve ser vista nos seus olhos, porque esta é a porta para seu coração, o lugar onde o amor reside!"
Audrey Hepburn

APLAUZZO 17 02 11 01 - ENTREVISTA CLAUDETE GIULIARI

Aplauzzo com Leandro Camargo exibido em 17 02 11 - PARTE 01, em Mulheres de Expressão, o perfil de Claudete Giuliari. Programa inédito 5a feira, 23h, reprise sábado 20h30min, canais 20 TV Cidade/Net e 10 Viamax TV. Cobertura em Joinville, Pirabeiraba, Guaramirim, São Francisco do Sul e parte de Jaraguá do Sul. Em tempo real veja em www.tvdacidade.com.br

APLAUZZO 17 02 11 02 - ENTREVISTA VERA CUBAS - UP TO DATE

Aplauzzo com Leandro Camargo exibido em 17 02 11 - PARTE 02, onde Vera Cubas fala de moda, bazar, liquidação e muito mais. Ainda, merchandising dos imperdíveis bazar e liquidação Up To Date. Programa inédito 5a feira, 23h, reprise sábado 20h30min, canais 20 TV Cidade/Net e 10 Viamax TV. Cobertura em Joinville, Pirabeiraba, Guaramirim, São Francisco do Sul e parte de Jaraguá do Sul. Em tempo real veja em www.tvdacidade.com.br

APLAUZZO 17 02 11 03 - ENT. DJ LIAH DONI e LISBETH MAGALHAES

Aplauzzo com Leandro Camargo exibido em 17 02 11 - PARTE 03, entrevistas com a DJ Liah Doni e com a estilista Lisbeth Magalhães. Programa inédito 5a feira, 23h, reprise sábado 20h30min, canais 20 TV Cidade/Net e 10 Viamax TV. Cobertura em Joinville, Pirabeiraba, Guaramirim, São Francisco do Sul e parte de Jaraguá do Sul. Em tempo real veja em www.tvdacidade.com.br

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Lady Gaga é avaliada pela crítica no Grammy

A situação financeira da indústria da música não é das melhores. Mas estão cada vez melhores quando o assunto é animação. Que festa linda foi o Grammy 2011, realizado em Los Angeles, nos EUA, neste último domingo. Lady Gaga deu show! E recebeu elogios da crítica: "O que vale é o show. E Lady Gaga é "o" show, ainda mais de música nova (Born This Way)", comentou Thales de Menezes, na Folha de S.Paulo. "Saindo de um ovo transparente, usando próteses sob maquiagem que pareciam protuberâncias alienígenas nos ombros comandando uma sexy e vigorosa coreografia, nem deu chance para que as pessoas reparassem como Born This Way, a canção, é clone de Madonna", concluiu.
Lady Gaga roubou a cena com um estilo único no Grammy. A nova música de Gaga, Born This Way, recebeu comparações com Express Yourself, sucesso de Madonna de 1989. Madonna (Express Yourself) x Lady Gaga (Born This Way) chegou ao Trending Topics do Twitter, o ranking com os assuntos mais comentados do momento pelos tuiteiros.
A expectativa de Lady Gaga, que foi premiada no Grammy Awards 2011, agora é lançar seu novo álbum, Born This Way, em maio deste ano. Alguém duvida que o novo disco de Lady Gaga será um sucesso internacional?

APLAUZZO DESTA SEMANA TRAZ...

Nas fotos acima, Liah Doni, Lisbeth Magalhães e Vera Cubas
Delícia foi gravar hoje à tarde o programa desta 5a feira - em Letícia Hair Design, Letícia e Graziela produziram Liah Doni, Lisbeth Magalhães e eu para entrarmos em cena no showroom da loja Up To Date, onde nos aguardavam para o bate-papo, Vera Cubas e Claudete Frenzel Giuliari. Falamos de liquidação e moda, feminilidade e vaidade, música, viagens... Confira nesta 5a feira, 23h - reprise no sábado, 20h30min, canais 20 TV Cidade Net, 10 Viamax TV e em tempo real tvdacidade.com.br. Depois Youtube, aqui pelo Face, meu orkut e por leandrocamargojornalista.blogspot.com

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Grupo Ecko lança a sua primeira linha de relógios no país

Considerados objetos de desejo em qualquer temporada, o grupo Ecko com as suas segmentações Marc Ecko e Ecko apresenta a exclusiva linha Timepieces para o público feminino e masculino. Produzidos pela Timex Corporation, considerado o maior fabricante de relógios do mundo, que em possui em seu portfólio marcas como: Naútica, Guess, Ferragamo, D&G, Donna Karan entre outros, os relógios trazem diferenciados modelos, que vão desde os esportivos aos mais modernos. Os formatos redondos ou quadrados ocupam o seu espaço e são coordenados com pulseiras confeccionadas em couro, borracha ou aço.
Caracterizados por detalhes únicos, possibilidades ilimitadas e muita autenticidade, alguns modelos trazem o famoso rinoceronte, ícone da marca, mas toda a linha Timepieces apresenta acabamento com materiais nobres, de alta qualidade e design diferenciado. Disponíveis em prata, dourado, bronze, preto, branco, azul, pink entre outras cores. A linha Timepieces é representada pela The Brands´Company no Brasil, pode ser encontrada em lojas multimarcas espalhadas por todo o país.
www.ecko.com.br

Lojas

Shopping Morumbi/SP

Avenida Roque Petroni Junior, 1089 – Piso Lazer – Loja 31F – Morumbi

Telefone: 11 5181 4476



Shopping Center Norte/SP

Travessa Casalbuono, 120 – Loja 210 – Vila Guilherme

Telefone: 11 2221 6305



Shopping Anália Franco/SP

Avenida Regente Feijó, 1739 – loja 137/138 – Piso Orquídea

Telefone: 11 2268 1574



Shopping Vitória/ES

Avenida Américo Buaiz, 200 – loja 604 – 2º Piso

Bairro: Enseada Suá

Telefone: 27 3227 3163



Shopping Granja Vianna – Granja Vianna/SP

Rodovia Raposo Tavares, Km 23 – Loja 219 – Cotia

Telefone: 11 4612 8754



Parque D. Pedro Shopping – Campinas/SP

Avenida Guilherme Campos, 500 loja 421 – Alameda D. Pedro

Telefone: 19 3756 7574



Shopping Center Piracicaba – Piracicaba/SP

Avenida Limeira, 722 Loja C21

Telefone: 19 3221 1770

Formação de atores em SC

JP Talentos abre inscrições para teste de aptidão e curso profissionalizante, com direito a DRT

Os jovens que pensam em seguir a carreira artística mas ainda têm dúvidas sobre seu talento, poderão se inscrever gratuitamente para o Teste de Aptidão realizado pela JP Bureau de Talentos. As inscrições estão abertas até 28 de fevereiro, nas cidades de Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul e Joinville, onde a JP Talentos abrirá, em março, novas turmas do Curso Profissionalizante de Interpretação para TV, Cinema, Publicidade e Teatro.
O curso é reconhecido pelo SATED/SC (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão em SC). Ao final, os aprovados recebem certificado e registro profissional de atores na carteira de trabalho (DRT) e são cadastrados no banco de talentos das principais emissoras da TV brasileira.

TESTE

O primeiro passo para esta qualificação é o Teste de Aptidão, oportunidade de auto-conhecimento para aqueles que se encantam com a glamurosa vida de artista mas não têm muita certeza sobre sua vocação para a profissão. De acordo com Jeam Pierre Kuhl, diretor da JP Talentos e preparador de atores, o teste é uma “peneira”, que avalia o perfil dos inscritos e amplia as chances de êxito daqueles que ingressarem na formação.

CURSO

O Curso Profissionalizante de Interpretação para TV, Cinema, Publicidade e Teatro da JP Bureau de Talentos tem duração de 18 meses, com aulas semanais de 3 horas, totalizando 360 horas. A grade inclui aulas práticas para interpretação nos vários cenários, experimentação (através da gravação de vídeos, produção de curtas e de peças teatrais e apresentação de um stand-up comedy), além da troca de experiências com profissionais convidados que atuam no meio artístico nacional.

No laboratório, os alunos são estimulados ao auto-conhecimento, desenvolvendo a sensibilização, improvisação, meditação e bioenergia para superar seus limites. Criação e desenvolvimento de personagens, relacionamento com a câmera, palco, interpretação, entendimento de texto, criação de tipos e mercado de trabalho são alguns dos temas abordados.

ESCOLA

A JP Bureau de Talentos foi fundada em 2006, em Blumenau, com o objetivo de suprir a carência da região para a formação de atores e fomentar o mercado cultural catarinense. A empresa é dirigida pelo apresentador, diretor e preparador de atores Jeam Pierre Kuhl, que atua como coach do meio artístico desde 2002. Entre os ex-alunos da JP Talentos que estão seguindo carreira nacional estão os atores Joaz Peres (participação em novelas da BAND, SBT e Record), Renato Krueger (Globo e Record) e Bruna Casagrande (atuação em teatro no Rio de Janeiro).

Para saber mais:
(47) 9169-7805 / www.jptalentos.com.br / Twitter: @jptalentos

Onde se inscrever para o Teste de Aptidão

BLUMENAU
· Até 28 de fevereiro, no Quiosque da JP Talentos, no Supermercado Giassi
· O teste será no dia 2 de março, das 14 às 20 horas
· Início das aulas em 16 de março

FLORIANÓPOLIS
· Inscrição pelo site www.jptalentos.com.br

· O teste será no dia 10 de março, das 14 às 20 horas
· Início das aulas em 17 de março

ITAJAÍ
· Até 6 de março, no quiosque da JP Talentos, no Itajaí Shopping
· O teste ocorre dia 28 de fevereiro, das 14 às 20 horas
· Início das aulas em 14 de março

JARAGUÁ DO SUL
· Inscrição pelo site www.jptalentos.com.br

· O teste será no dia 15 de março, das 16 às 20 horas
· Início das aulas em 22 de março

JOINVILLE
· Até 15 de feveiro, no quiosque do Supermercado Giassi. De 14 de fevereiro a 14 de março, no quiosque do Shopping Cidade das Flores
· O teste será no dia 11 de março, das 14 às 20 horas
· Início das aulas em 18 de março

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ENGRAÇADO: "UM GRÃO DE AMENDOIM PASSAR A TER IMPORTÂNCIA, VALOR, PARA ALGUÉM!" MAS É. VEJAM COMO ACONTECEU.

Beroud, HAITI, 18 de janeiro de 2011.
Caros amigos,olá! Paz e Bem!Tudo bem?

Acredito que nem sempre conseguimos expressar tudo o que sentimos, tudo o que está se passando em nossas vidas, através de alguns tipos de comunicação, como msn, skype, e-mail, etc., porém, muitas vezes, é tudo o que temos, apenas conseguimos mandar notícias por meio deles. Sem sombras de dúvidas, melhor seria se conseguíssemos estar frente a frente, olho no olho, assim, seríamos capazes de compreender aqueles sentimentos, aquelas emoções, que as palavras nem sempre conseguem dizer. E, mesmo sabendo de tudo isso, justamente por ser o único meio em que conseguimos nos comunicar, venho por meio desse tentar falar sobre uma experiência muito simples, porém, cheia de significados que se passou comigo aqui no Haiti.

Na primeira correspondência que enviei a vocês falei sobre uma caminhada que fiz para visitar uma comunidade pertencente a paróquia de Abacou, tal caminhada que durou mais de duas horas. Penso que escrevi quando estava comentando alguma coisa sobre as estradas, que por sinal não são nada boas. Então, podem até achar que estou exagerando, mas não, não estou exagerando, nessa caminhada aprendi a dar valor a um grão de amendoim. Justamente isso, a partir desse momento até um grão de amendoim passou a ter importância, valor. Nossa! Se eu é que estivesse lendo isso, até soltaria algumas gargalhadas... ‘um grão de amendoim passar a ter importância, valor, para alguém!’ Mas é. Vejam como aconteceu.

Não eram nem 7 horas da manhã quando partimos para visitar a comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Lembro que, para os que não sabem, ela é a padroeira do Haiti. Esta comunidade já tinha a fama de ser a mais longe, que teríamos que caminhar por um bom tempo. Eu, frei Sérgio Defendi, dona Lucila, mãe de frei Sérgio, e mais dois amigos haitianos, um que chama-se Joseph Mio, e, o outro, infelizmente não sei o nome e não mais o vi para perguntar, mas, o chamávamos de Juca. A caminha, apesar de longa, foi divertida, eu e dona Lucila até batemos um corrida. A estrada, como comentei, não é nada boa, por onde fomos, carros nem pensar em passar, e nem motos. O transporte que se utiliza, quem têm, é cavalos, burros e mulas. Subidas... descidas... subidas... descidas. Muitas pedras. Meu chinelo novo, que ganhei alguns dias antes de vir para o Haiti, já estava, em todo o momento, soltando as tiras da sola e com, pelo menos, um furo que o atravessava. Ah! Falando em chinelos, ganhei dois em Nova Alvorada de algumas pessoas especiais, antes de partir para o Haiti. Um, esse da caminhada, já está, como disse, em todo o momento, perdendo as tiras, e o outro, já precisou ser costurado; aqui em Beroud não se tem luz todo o dia, normalmente apenas em dois curtos espaços de tempo. Caminhando em uma noite, sem luz, acabei por tropeçar e romper uma das tiras. Olhem só até o que pode acontecer com quem caminha no escuro! Acho que logo terei que comprar um novo. Enfim, preciso voltar ao assunto da caminha, tenho essa mania de comentar alguns detalhes e deixo o assunto que estava me referindo de lado. Mas, continuando...

No caminho, apesar das pedras, das longas subidas que nos deixavam cansados ao extremo, dos buracos, da estrada que tínhamos que sempre estar atentos olhando para o chão, nos defrontamos com lindas paisagens onde conseguimos contemplar a presença de Deus. Penso que essa caminhada foi uma breve demonstração do que acontece com todos nós durante a nossa peregrinação terrestre, o que acontece no decorrer de nossas vidas. Muitas vezes o caminho é cheio de espinhos, pedras, encruzilhadas, momentos onde o cansaço toma conta, em que pensamos que o fardo é mais pesado daquilo que podemos carregar, em que até pensamos em desistir, porém, ao final da próxima subida, a sombra de um grande pé de manga nos permite parar, descansar, enquanto a brisa suave do vento seca nosso suor, e, mais do que imaginávamos, a linda visão de um mar lá no fundo, lá embaixo, nos é dada para que possamos admirar.

No meio do caminho também pudemos encontrar um pouco mais da cultura típica do Haiti. Ao passarmos um riacho nos deparamos com algumas mulheres que estavam tomando banho. Sim! Elas estavam seminuas. Num primeiro momento fiquei sem jeito, meio que envergonhado, sem saber o que fazer. Até pensei em pedir desculpas, mas não sabia como seria em creol, então, precisei ficar calado. Porém, fui percebendo que para os nossos amigos haitianos que estavam nos acompanhando na caminhada, como também para frei Sérgio que já faz um ano que está aqui no Haiti, esta cena era natural, não lhes causou nenhuma reação de espanto. Saudaram as mulheres, se não me engano eram três, mais uma que não estava se banhando, começaram a conversar, e elas também, da mesma forma que paramos para conversar com alguém conhecido no Brasil quando nos encontramos na rua. Claro, e eu também procurei ser gentil, as saudei. Aquela feição de surpresa foi aos poucos passando no meu rosto e quando notei já estava trocando algumas breves palavras em creol, aquelas que até então sabia. Nos despedimos, elas continuaram o banho, e nós continuamos a caminhada após molhar os pés e lavar o rosto naquelas lindas águas transparentes. Mesmo sabendo que não seria necessário naquela circunstância, quando cheguei em casa, logo fui procurar a tradução da palavra ‘desculpas’. No creol, para pedir perdão a alguém se diz ‘eskize m’ (desculpa-me).

Até que enfim conseguimos chegar na comunidade, chamada também de Boulay. Ela é simples, muito simples, porém, portadora de uma beleza inigualável. Fica no alto de um moro, na frente, conseguimos ver o horizonte. Em suas portas, nas suas paredes, em cada detalhe, conseguimos ver, sentir vida. Uma comunidade por excelência. Uma comunidade onde as mãos do povo simples, sofredor, cheio de fé, continuam intactas em cada canto. Uma comunidade onde não foram contratados pedreiros, profissionais, mas sim, onde a união do povo construiu, onde o povo construiu. Chegamos correndo e molhados. Alguns metros antes, Deus nos presenteou com uma linda chuva.

Após fazermos uma oração, procuramos ficar em silêncio, fazer as nossas orações pessoais e descansar um pouco. Deitei em um dos bancos e acabei pegando no sono. Também, pensem só: com aquela música harmonizada que a chuva compunha ao bater no telhado da capela, como não iria, cansado, pegar no sono? Acredito que durou uns 20 minutos, e, claro, tenho certeza que meu sono foi abençoado, pois estava dentro de uma Igreja. No lado da capela, como se fosse um ‘puxado’, há duas salas de aulas onde as crianças cursam os três primeiros anos de alfabetização. Aliás, essas duas salas é uma escola. Uma escola onde quadros não existem, apenas algumas paredes levantadas que formam essas duas salas e alguns bancos. Certamente algumas crianças sentam no chão. Mas, acredito que quando está cheia de alunos ganha outra cara, se transforma. O sorriso e a vontade de aprender de cada criança, tenho certeza, é o colorido das paredes, o verde dos quadros que não existem, a alma da escola.

Meus amigos, vocês virão como eu sou! Queria ser breve, logo comecei a descrever sobre os amendoins que seria o assunto que gostaria de dar mais atenção, e já estou terminando a carta e nem contei sobre a história que eles aparecem. Nas próximas farei o possível para ser diferente. Mas, mesmo assim estou feliz. Vocês refizeram comigo a caminhada! Muito obrigado! Então, Adani, voltando para a caminhada, retomamos o caminho de casa...

Logo que saímos, na primeira casa que encontramos, muito humilde, humilde mesmo, simples, pobre, fomos calorosamente por uma moça convidamos para entrar. Pensamos em trocar algumas palavras, breves, e logo partir. Sentamos na área. A moça simpática que nos convidou, falou duas, três palavras, e logo saiu, nos deixou sozinhos. Alguns longos minutos depois voltou carregada de cocos. E, para minha admiração, abriu-os para que nós pudéssemos tomá-los. Isso foi incrível! Aprendi com ela, na prática, aquilo que minha querida avó Antônia Guerra sempre diz: “faça o bem e não olhe a quem”. Eu escrevendo, até parece que é mentira, utopia, imagina vocês. Mas, meus amigos, aconteceu mesmo. Esta é a cara do Haiti que não nos é mostrada, essa é a cara que precisamos conhecer! E, ainda tem mais. Antes de nós sairmos, procurou na pobre cozinha, que fica construída ao lado da casa, uma cozinha sem fogão, sem geladeira, sem pia, sem tudo o que costumamos encontrar naquela peça das nossas casas que chamamos cozinha, num local onde apenas é feita a comida em fogo de chão e guardados alguns alimentos, que nem por isso deixa de ser cozinha, alguma coisa que pudéssemos levar para nos alimentar no caminho. Encontrou alguns amendoins, tudo o que tinha, teve o trabalho de sapecá-los, e, após, se despedindo, nos deu, para que pudéssemos nos alimentar no caminho.

Eu levei a sacola, fomos comendo e caminhando. Sei que aquilo poderia alimentar aquela família, que realmente iria fazer falta, porém, ela repartiu conosco, nos deu, e isso foi de coração. Quando no caminho, sem querer, algum grão caia no chão, eu realmente sentia, cada grão tinha um grande valor. É, sempre temos algo a aprender com os outros...

Meus irmãos, já está tarde e preciso descansar, amanhã o dia será cheio também. Espero que este relato tenha os ajudado a refletir e rezar um pouco também. Certamente o barulho da chuva que neste momento cai embalará meu sono. Antes, rezarei. Que Deus nos conduza...

Até logo!Um grande abraço,
Frei Adani Carlos Guerra, OFMCap.