terça-feira, 19 de outubro de 2010

Escolinha de Artes festeja 40 anos de atividades

A Escolinha de Artes Fritz Alt está comemorando 40 anos de atividades na Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior. Para abrilhantar a data a escola está promovendo uma agenda especial com exposições e apresentações teatrais. A abertura da programação será realizada nesta quinta-feira (21/10) com a “40ª Coletiva de Artes Infantis”. O evento ocorre às 19h30 na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew.
As pinturas, esculturas e as peças teatrais trazem como tema principal “Água: percursos poéticos”, escolhido por professores e alunos. O universo aquático faz parte do imaginário infantil com suas criaturas marinhas e seus seres mitológicos. A água é elemento básico na vida das crianças, e está presente na cidade com o Rio Cachoeira e a Baía da Babitonga. Os rios e o mar são lugares de memória e identidade dos moradores de Joinville.
Para aprofundar e aproximar os alunos do tema, os professores levaram suas turmas para visitação ao Museu Arqueológico de Sambaqui, Museu do Mar em São Francisco do Sul e a Baía da Babitonga. A participação dos pais dos alunos também colaborou na execução do projeto, com o envio de fotografias, recortes de jornal e outros materiais sobre a água. Uma das mães trouxe a sala de aula conchas encontradas nas praias de nosso litoral.
O resultado da pesquisa pode ser conferido nas obras produzidas pelos alunos de 5 a 11 anos. O tema foi trabalhado com dobraduras em papel, esculturas em argila, colagens de fotografias, aguadas em nakim e aquarela, e nos croquis, figurinos e cenografias das peça teatrais.
As apresentações do curso de teatro serão realizadas nos dias 25 e 26/11 às 19h30 no Teatro Bom Jesus/IELUSC. Sobre o tema “Àgua” a turma de 09 e 10 anos apresenta o espetáculo “Eu chovo, tu choves, ele chove”, de Sylvia Ortofh, e a turma de 10 e 11 anos encena “Ari Areia, um grãozinho apaixonado” de Fátima Ortiz. Além dessas peças, o público vai conferir “Pôker Interminável” com o teatro adulto e “Adolescência” da turma juvenil. As apresentações são abertas ao público e gratuitas.
A exposição “40ª Coletiva de Artes Infantis” fica aberta para visitação até 22 de novembro. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 14h às 20 horas. Entrada aberta ao público e gratuita. O público também poderá conferir uma exposição fotográfica dos 40 anos da escolinha.

Saiba mais sobre a Escolinha de Artes:
A Escolinha de Artes Infantis iniciou suas atividades em 1970. Nesses 40 anos desenvolveu uma proposta pedagógica voltada para a valorização da cultura da infância, por meio de experimentações e vivências nas linguagens das artes visuais e cênicas. Suas ações consistem em projetos de trabalho que priorizam a experiência e o respeito ao tempo de aprendizagem, da expressão do imaginário e sobretudo das vozes das crianças.

Serviço
O quê: 40 anos da Escolinha de Artes – Abertura da 40ª Coletiva de Artes Infantis “Água: percursos poéticos”
Quando: quinta-feira (21/10) às 19h30
Onde: Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew
Rua Dona Francisca, 800 – Saguaçu
Quanto: Gratuito

O quê: 40 anos de Escolinha de Artes – Apresentações de teatro
Quando: 25 e 26 de novembro às 19h30
Onde: Teatro Bom Jesus/IELUSC
Rua Princesa Izabel, 438 – Centro
Quanto: Gratuito
Informações: (47) 3433.2266 com Letícia ou Tirotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário