sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Pilates para Crianças! Ação preventiva para os desvios posturais

Podemos observar muitas diferenças no estilo de vida das crianças de antigamente em relação às crianças de hoje. Para qualquer atividade era necessário certo esforço e disposição. Até mesmo as brincadeiras exigiam maior ação muscular!
Segundo a Dra Madalena Giordani, instrutora de Pilates fisioterapêutico, as “crianças de ontem” brincavam em árvores, jogavam bola na rua, corriam, rolavam na grama e imitavam bichos. As “crianças de hoje” brincam dentro de casa, por um motivo ou outro, passam horas em frente de computadores ou vídeo games... ou seja, praticamente não usam o corpo, não estimulam músculos corretamente e sofrem com seqüelas posturais com o passar dos anos.
Além do estilo das brincadeiras, a rotina estressante da vida escolar associada ao uso de mochilas pesadas e posturas inadequadas nas salas de aula, também contribuem para o desenvolvimento de patologias da coluna.
Madalena explica que o método Pilates é uma ferramenta importante para “quebrar” os vícios posturais comuns na infância e, desta forma, impedir comprometimentos musculares e articulares. "A infância e a adolescência são fases de transformação corporal. O corpo cresce de forma acelerada, definindo-se. “Portanto, é nessa fase que devemos dar toda atenção para atitudes preventivas e corretivas no que diz respeito à postura e a saúde da coluna de nossas crianças”".
Uma aula de Pilates para criança é realizada de forma lúdica e descontraída, respeitando os limites da idade. Geralmente a partir dos quatro anos as crianças podem praticar Pilates. Em cada aula elas aprendem a conhecer as regiões do corpo e como ele funciona. Aprendem sobre postura e ainda, como cuidar da coluna nas diversas situações do dia a dia...
Os exercícios objetivam melhora da flexibilidade, da resistência e da força muscular, corrigindo e tratando a postura. Alem disso, melhoram a concentração e a disciplina!
Sempre orientadas por fisioterapeutas especializas, as aulas tem duração de uma hora e podem ser realizadas quantas vezes o aluno quiser!
A Dra Madalena finaliza enfatizando que “pais bem informados procuram o Pilates por ser uma forma segura e correta para trabalhar o corpo dos “pequenos”“.
Dra. Madalena Giordani - Pilates e Reabilitação
http://dramadalenagiordani.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário