quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Profissão: assessor de imprensa

Não há ferramenta mais estratégica no jornalismo do que a assessoria de imprensa.Essa é a opinião do assessor de imprensa Sandro de Mattia.
A assessoria facilita o relacionamento do cliente com o público através da mídia.
No mundo atual onde transmitir informações é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa, a assessoria de imprensa entra como peça importante na execução deste trabalho. Pertence a ela a atribuição de levar ao conhecimento público as ações de uma empresa, sejam elas de interesse político, social, religioso, comercial, financeiro e outros que necessitem de respaldo na opinião pública.
Em uma empresa de assessoria, todos os ramos de atividades são potenciais clientes, mas os principais são empresas de pequeno e médio portes, já que muitas delas não sabem ao certo como funciona a atividade e apenas têm uma idéia geral sobre a divulgação de seus produtos. Sendo assim é importante que para trabalhar em uma empresa de assessoria o jornalista tenha uma grande credibilidade em seu meio. Para ser um bom assessor de imprensa não basta apenas saber a teoria aprendida em sala de aula, mas que a prática também vale muito. O jornalista torna-se mais ágil para livrar-se de problemas do dia-a-dia.
O perfil ideal de um assessor de imprensa, é aquele que conhece a redação dos jornais, rádios e televisões, pois é para eles que um assessor deve fazer a matéria. A relação com um repórter de redação ajuda muito na credibilidade do assessor de imprensa. É fundamental. Antes de conquistar o leitor, o assessor tem que conquistar quem vai escrever a matéria.
O perfil de um assessor de imprensa é um pouco de relação pública e de jornalistas. O cara do jornal respeita mais o jornalista que o relações públicas. A formação do RP tem foco em liderança, comunidade e relacionamento com o público. Já a formação do jornalista tem mais proximidade com a redação de jornal, rádio e TV.
Convém ressalta que, somente contratar o assessor de imprensa não garante o espaço do cliente na mídia. Isso também vai depender da atuação do contratante, seu relacionamento social ou de sua empresa fazer algo que mereça destaque nas páginas dos jornais

Nenhum comentário:

Postar um comentário