sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Quality Lavanderia: Joinville agora tem uma lavanderia ecologicamente correta

A Quality Lavanderia – uma das redes de lavanderia mais renomadas do Brasil, composta por mais de 90 unidades – acaba de chegar a Joinville pelas mãos do casal João Carlos e Ana Lúcia Orselli.
Localizada no nobre bairro Atiradores, oferece limpeza de roupas a seco e a água, tratamento de couro e serviços diferenciados de limpeza em tênis, calçados, tapetes, cortinas, roupas de uso pessoal, cama, mesa e banho, além de tecidos especiais.
Todas as lojas da rede – e Joinville não é exceção - se destacam da concorrência por serem amplas, bonitas e agradáveis, com visual clean e boa iluminação. Esse diferencial permite aos clientes uma visão de como suas roupas estão sendo tratadas, caracterizando um dos princípios da Quality: transparência. Além disso, o exclusivo software de gerenciamento, controle e marketing, proporcionam segurança, rapidez e personalização no atendimento.
Outro importante diferencial da Quality Joinville é o fato de ser ecologicamente correta. A lavanderia utiliza-se de um sistema chamado Wet Cleaning, processo de limpeza a seco que não agride o meio ambiente por usar produtos biodegradáveis ao invés dos solventes químicos industriais. A tecnologia, que existe há algum tempo na Europa e nos Estados Unidos, foi trazida para o Brasil pioneiramente pela Quality Lavanderia há três anos. Neste método de limpeza de tecidos, além de preservar a natureza e não agredir o meio-ambiente, prolonga-se a vida útil dos tecidos.
A Quality Joinville está instalada numa antiga casa com características alemãs, que os franqueados fizeram questão de manter. Alia o charme tradicional da fachada à ampla gama de serviços oferecidos pela rede. O casal de franqueados aposta no sucesso do negócio e convida os moradores de Joinville a conhecer de perto o que uma lavanderia moderna e eficiente é capaz de fazer.

Endereço: Rua Aquidaban, 287 – Bairro Atiradores
Telefone: (47) 3028-4543
E-mail: joinville@qualitylav.com.br
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19 horas; sábados, das 9 às 13 horas

Quality Lavanderia ensina o consumidor a cuidar bem de suas roupas de inverno. Quem dá as dicas é Ricardo Monteiro, Gerente Operacional da Quality Lavanderia:

Couro – O cuidado começa na hora de guardar. Peças de couro ou tecido, se não guardadas corretamente, apresentam mau cheiro, fungos, manchas e deformidades. O ideal é envolvê-las em capas de TNT e, a cada 30 dias, expô-las em local fresco e com sombra. No caso do couro, dê preferência ao TNT escuro para evitar degradação do corante com a incidência de luz. Para pendurar casacos de couro, use cabides plásticos ou de madeira com ombro largo para evitar deformação, e jamais os guarde se estiverem sujos ou úmidos de suor ou chuva. Peças de couro liso podem receber limpeza básica com pano úmido e produtos de higiene e hidratação para couro, vendidos em lojas especializadas. Para a lavagem – que deve ser feita no mínimo duas vezes por ano ou quando apresentar sinais de pequenas sujidades – o ideal é levar a uma lavanderia especializada, para lavar, higienizar, hidratar, reavivar a cor original e até recuperar uma peça de couro.

Lã, malha e tricô – Tecidos de lã só podem ser lavados com detergente neutro, a mão ou no processo “delicado” da máquina de lavar. Sabão em pó encolhe e endurece a lã, da mesma forma que a secagem em secadora ou fonte de calor. Para tecidos planos, o correto é colocar no varal, em local fresco e arejado. A passadoria pode ser feita normalmente, na temperatura de lã (150º C), de preferência com sapata de proteção. Malhas e tricôs só podem ser lavados manualmente no molho com detergente neutro e não podem ser torcidas, centrifugadas ou penduradas porque estiram e deformam. O ideal é remover a água por compactação em forma de bolo; o excesso de umidade pode ser retirado enrolando a peça em toalha felpuda. A secagem deve ser feita sobre uma tela na horizontal, em local fresco e arejado, e não podem ser passadas.

Cashmere – O melhor tratamento para peças de cashmere é a limpeza a seco. A limpeza a água deve ser feita com detergente neutro, assim como a malha de lã, porém existe o risco de retração nas fibras, semelhante ao encolhimento. E, como as malhas, não devem ser passadas.

Camurça – Assim como o couro, por se tratar de pele animal, o ideal é confiar o serviço a uma lavanderia especializada. Tratamentos caseiros normalmente estragam a camurça e o chamois. Deve ser guardada limpa em capa de TNT, em local seco e deixada para “respirar” e tomar ar pelo menos uma vez ao mês em local arejado e fresco. “Jamais guarde esse tipo de peça com umidade porque acelera a proliferação de fungos (mofo) e acaba estragando a textura e a cor”, diz o gerente.

Veludo – O veludo cotelê pode ser lavado normalmente na máquina de lavar com sabão em pó, mas o uso de secadoras ou estufas causará encolhimento. A secagem pode ser feita com a peça pendurada em local arejado e fresco. A passadoria deve ser feita na temperatura de algodão (180º C), de preferência com sapata de proteção. Veludo alemão só pode ser lavado a seco; qualquer outro tipo de limpeza pode estragá-lo.

Soft – É um dos tecidos de inverno menos problemáticos, podendo ser lavado normalmente na máquina, com sabão em pó.

Flanela – A flanela é um tecido de algodão que recebeu tratamento com cilindros abrasivos que puxam o fio para criar uma pelagem. Esse tecido pode ser lavado normalmente na máquina com sabão em pó, mas não pode ser seco na secadora ou em estufa porque encolhe com facilidade. A secagem deve ser feita em local fresco e arejado. A passadoria pode ser feita com ferro na temperatura de algodão (180º C), de preferência com sapata de proteção.

Edredons e cobertores – Devem ser guardados em capas de TNT, que permitem ventilação. Outra dica importante: o peso e o volume de cobertores e edredons podem quebrar a máquina de lavar doméstica. Por isso, aconselha-se lavar essas peças em boas lavanderias, se possível a cada três meses.

Truques e segredos para tirar o ‘cheiro de guardado’ – Roupas guardadas, mesmo limpas, ficam cheirando devido ao tempo, à poeira e à umidade a que estão expostas. Acompanhe as recomendações para evitar e tirar o mau cheiro:

- Mesmo não retirando as roupas do armário de tempos em tempos, sempre que possível deixe as portas do guarda-roupa abertas, principalmente em dias quentes e secos, para a as peças poderem respirar e arejar;

- Utilize potes antimofo – há várias marcas no mercado – em cada divisão dos armários. Eles contêm partículas que absorvem a umidade do local e são um bom auxílio na conservação das roupas, e precisam ser trocados sempre que estiverem cheios de água;

- Se a roupa já estiver com cheiro, o odor só poderá ser retirado com a lavagem. Pode haver necessidade de lavar duas vezes e a secagem deve ser total, para completa remoção do mau cheiro.
As dicas são de Ricardo Monteiro, Gerente Operacional da Quality Lavanderia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário