quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A FASHIONISTA É 'VITRINE VIRTUAL' PARA NOVOS ESTILISTAS

Está no ar A Fashionista [ afashionista.com.br ], um portal e-commerce de fast-fashion que atende a fashionistas de todo o Brasil oferecendo o que as garotas mais amam: roupas e acessórios trendy a preços acessíveis. E mais: todas as peças vendidas pelo portal são assinadas por novos nomes da moda – estilistas e designers em início de carreira que não contam com pontos de venda próprios.
O portal é criação da dupla de amigas/empreendedoras Carolina Cenciani e Renata Pepe, ambas graduadas em Relações Públicas pela FAAP. Elas decidiram se unir em torno da paixão pela moda, tendo em A Fashionista um prazeroso e promissor 'plano B' – Renata trabalha como produtora de eventos e Carolina é diretora comercial de uma indústria química.
Inspiração nova-iorquina – Tudo começou quando Renata Pepe voltou de Nova York, após concluir uma pós-graduação em Marketing da Moda na Parsons New School of Design (universidade onde acontecem as gravações do reality show Project Runway, com apresentação de Heidi Klum, exibido no Brasil pelos canais E! e Liv). Durante o curso, Renata estagiou na Henri Bendel, tradicionalíssima butique de Manhattan na Quinta Avenida que 'descobre' novos talentos da moda nos Estados Unidos por meio de concorridíssimos concursos anuais. A Henri Bendel se orgulha, por exemplo, de ter apresentado aos americanos a jovem Coco Chanel...
Renata vislumbrou que um negócio focado em novos talentos seria o pulo-do-gato para tornar o negócio competitivo. "À exceção da Casa dos Criadores, no Brasil há poucos projetos voltados a estilistas jovens, recém-saídos das faculdades e com no máximo quatro anos de mercado. Como adoro comprar pela internet e queria um negócio no mundo digital, pensei que focar nos novos talentos poderia ser nosso diferencial", diz Renata.
Criatividade e exclusividade – A Carolina Cenciani coube tirar do papel a ideia de Renata e transformá-la em realidade. Após um ano de pesquisas e muita labuta, Carolina finalmente montou um rol de pouco mais de 20 estilistas visitados pessoalmente para conhecer a qualidade dos produtos e as condições de entregar as coleções com grade mínima e dentro do prazo. “Nosso principal critério de seleção é a criatividade do artista e que as peças sejam 'descoladas' (embora comerciais) e exclusivas”.
Cerca de 65% dos nomes que aparecem no portal não são encontrados em nenhum outro lugar, a não ser n'A Fashionista. A maioria é de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas as empresárias querem rapidamente garimpar nomes de Minas Gerais e Goiânia e, em breve, também do Exterior.
“Farei uma temporada de estudos na Europa e buscarei novos parceiros para o portal”, promete Carolina.
Criado há apenas cinco meses, o crescimento d'A Fashionista já aparece. O site começou com sete estilistas e 60 peças diferentes, entre roupas, sapatos e acessórios, e hoje conta com 24 marcas e mais de 300 produtos. O número de acessos diários também aumentou: no primeiro mês era de 30; em Agosto último já foram mais de 200.
As sócias d'A Fashionista visam, ainda este ano, aumentar o faturamento mensal das vendas em 50% e chegar a oferecer 30 estilistas.

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