quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Grupo Musical Choppmotorrad & Freundemusikanten conclui imagens de DVD inédito

O grupo Choppmotorrad & Freundemusikanten, de Blumenau, acaba de concluir as gravações do DVD inédito com músicas germânicas e imagens do Vale Europeu, que será lançado em dezembro. O DVD contém 14 músicas alemãs emolduradas por lindas paisagens. O projeto é patrocinado pelo Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura.
O trabalho conta com imagens diversas de cenários bucólicos, animais, flores, arquitetura, estradas e tudo de mais bonito que existe no Vale Europeu. Várias cidades foram visitadas nos meses de gravação. Entre elas constam Blumenau, Pomerode, Timbó e Jaraguá do Sul.
Um dos músicos do grupo e idealizador do projeto, fotógrafo Ingo Penz, conta que a inspiração para o trabalho veio dos DVDS alemães que são compostos de músicas e imagens. Porém, o trabalho blumenauense ganha em criatividade. Ao contrário dos alemães que apresentam as gravações em apenas um cenário externo, o DVD da Choppmotorad & Freundemusikanten tem imagens diversas de várias cidades. “É muito mais bonito e dinâmico, um verdadeiro audiovisual”, diz Penz. A produção do DVD está sendo realizada pela Objetiva Produtora, que tem experiência de 16 anos de mercado.
O projeto tem por objetivo o registro das músicas germânicas que ganham vida através da mistura de instrumentos tradicionais com outros nada convencionais, como o “Bassbrett”, que é tocado por um cabo de vassoura em uma caixa de ressonância, harmônica de boca, “Tetenschall”, a “Fassbierguitarr”, guitarra que serve chope; e o “Teufelsgeige”, conhecido por violino do Diabo, referência aos lenhadores dos Alpes Europeus que faziam músicas nas florestas com paus e arames. O violino do Diabo era usado na Europa pelos colonos alemães para exorcizar as lavouras, por isso é composto por chifres. “Os colonos acreditavam que ele espantava os maus espíritos e a colheita vinha boa e farta”, diz.
Grupo
A banda Choppmotorrad & Freundemusikanten foi fundada em junho de 1996 decidida a investir em grande parte do seu repertório para a cultura alemã. Desde então, apresentou-se em grandes capitais brasileiras: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Aracajú, Recife, Natal e Belém do Pará. E já se apresentou em duas edições da Oktoberfest Argentina, que ocorre na Província de Córdoba. Também levou seu talento para Buenos Aires, na Argentina, Santiago, no Chile e Lima, no Peru.

2 comentários:

  1. Parabens, moro em Timbó e tenho orgulho da nossa cultura, tradição. Adoro bandonion e adoro o TEUFELGAIGE. Alles gut, e cerveja infita para todos \o/

    ResponderExcluir
  2. bom dia!!! Sou de Joinville e gostaria de fazer contato com o musical Choppmotorrad & freudenmusikantem para possivel apresentaça em festa tipica da regiáo. agradeço contato, e-mail: sociedaderiodaprata@gmail.com

    ResponderExcluir